Um ambiente funcional e acolhedor é fundamental para que irmãos possam conviver harmonicamente, compartilhando o mesmo espaço. Confira algumas dicas que vão ajudar você nessa missão.
1. Adapte o ambiente para atender a diferentes idades:
Cada fase da vida da criança demanda novas necessidades. Caso seus filhos tenham idades distantes, o melhor é investir numa decoração mais neutra que possa atender visualmente a ambos.
2. Defina o espaço de cada irmão:
A área da cama ou o espaço de estudos devem ser individualizados, respeitando as possibilidades do espaço. Delimite com elementos decorativos ou mesmo mudando as cores do ambiente. É importante definir onde cada irmão tem o seu cantinho de aconchego.
3. Estruture o armazenamento:
Crie uma rotina de organização de roupas, brinquedos, material escolar e demais objetos. Cada filho deve ser responsável por cuidar de seus próprios pertences, considerando áreas individuais.
4. Invista em móveis inteligentes:
Estantes modulares, móveis dobráveis, caixas organizadoras, prateleiras, camas com baú e outros recursos ajudarão você a otimizar o espaço e ter um maior aproveitamento do quarto. Todo armazenamento adicional é válido.
5. Mantenha o quarto atualizado:
De acordo com o desenvolvimento de cada um, a decoração e a temática dos quartos vai demandar ajustes. Essa evolução é natural e faz parte do crescimento dos seus filhos como indivíduos, respeitando sua personalidade.
6. Envolva seus filhos no processo:
É importante que os irmãos desenvolvam o senso de compartilhar em harmonia o espaço, cientes de suas responsabilidades para manutenção de um ambiente organizado e funcional.
Gostou das dicas? Que tal compartilhar com a gente as suas experiências? A hlts quer saber das soluções criativas que você desenvolveu aí na sua casa.