6 dicas para deixar sua casa mais quentinha e aconchegante no inverno

Um dos principais problemas do inverno no Brasil, principalmente para quem mora nas regiões Sul e Sudeste, é que nunca parecemos estar realmente preparados para a chegada dele. Como a grande maioria das casas não possuem sistema de calefação, quando as temperaturas caem é normal que as pessoas acabem sofrendo com o frio.

Mas existem algumas formas de reduzir esse desconforto que o frio pode trazer para dentro de casa. No texto de hoje vamos mostrar seis dicas para aquecer os ambientes e deixá-los mais aconchegantes. Acompanhe!

1. Deixe o sol entrar nos ambientes

Por mais que possa parecer controverso, os raios do sol, mesmo nos dias mais frios, têm o poder de aquecer a casa. Segundo a física, quando deixamos a luz do sol entrar, a radiação infravermelha presente nos raios acaba fazendo com que aconteça um acúmulo de calor dentro dos ambientes.

Por isso, para deixar a casa mais quentinha para o período da noite, a dica é aproveitar ao máximo o sol, abrindo cortinas e deixando as janelas entreabertas para que o calor aqueça os cômodos e haja circulação do ar. Depois, no final da tarde, o ideal é fechar bem as janelas e cortinas para que não aconteça a troca térmica inversa, ou seja, o ar frio entrar e tomar o lugar do ar quente.

2. Vede portas e janelas

Como foi dito no final do último tópico, é muito importante fechar bem a casa no final do dia para que o calor acumulado ao longo do dia não seja dissipado e o ar frio tome conta do ambiente. Nesse sentido, é importante verificar portas e janelas para confirmar se existem frestas que possam fazer com que o calor escape dos cômodos e dê lugar ao frio.

Caso você encontre alguma fresta, a dica é usar velcros dupla face, fitas adesivas ou algum material semelhante para vedar bem cada cantinho. Assim, o vento gelado não conseguirá entrar nos ambientes e a noite será muito mais agradável.

3. Use cortinas para barrar o frio

Seguindo a lógica de concentrar ao máximo o calor dentro de casa, usar barreiras de proteção para impedir que o ar frio entre nos ambientes também é uma dica que funciona muito bem no inverno. Para isso, você pode, por exemplo, instalar cortinas ou persianas nas janelas a fim de criar um obstáculo para ajudar a manter a temperatura interna.

Além disso, caso seja possível, dê preferência para tecidos mais grossos ou com blackout para que essa barreira seja ainda mais eficiente.

4. Aposte no uso de tapetes

Outra dica que além de deixar a sua casa mais quentinha também vai deixá-la super aconchegante é apostar no uso de tapetes. Esse objeto, que muitas vezes é visto como um simples elemento decorativo, é um ótimo isolante térmico e evita que os moradores entrem em contato direto com o chão frio. Os tapetes estilo shaggy, que são aqueles modelos peludos, são os mais indicados nesse caso.

5. Use almofadas e mantas

Outra forma de deixar o seu cantinho mais quente e charmoso ao mesmo tempo é usar almofadas e mantas, tanto na sala quanto no quarto ou em ambientes que tenham poltrona e sofá. Esses objetos ajudam a controlar a temperatura dos ambientes e, dependendo do tecido, também podem ter alta capacidade de reter a temperatura corporal. Materiais, como microfibra, lã e tricô são excelentes indicações para atingir esse objetivo. 

6. Desencoste móveis das paredes

Principalmente durante a madrugada, as paredes voltadas para o lado de fora da casa  costumam ficar geladas devido a umidade relativa do ar, que é maior nesse período e logo é absorvida por essas estruturas. Nesse sentido, deixar camas e sofás muito próximos ou até mesmo encostados nas paredes faz com que você sinta mais frio durante a noite.

Portanto, afastar esses móveis, sobretudo se eles ficam ao lado de paredes externas do imóvel, é uma ótima forma de manter os cômodos mais aquecidos.

E então, pronto para deixar a sua casa mais quentinha e aconchegante neste inverno? Deixe o seu comentário e conte o que achou das dicas do texto de hoje!

Quer receber mais conteúdos?

Quer receber mais conteúdos?