4 Dicas para manter a imunidade alta no inverno

O inverno é uma estação que acaba gerando uma preocupação maior com relação a imunidade. Afinal, durante esses meses do ano, o surgimento de gripes, resfriados e doenças respiratórias costumam ser maiores quando comparado a outros períodos. Portanto, é essencial reforçar o sistema de defesa do organismo a fim de evitar que esses problemas prejudiquem a saúde e o bem-estar.

No texto de hoje, vamos compartilhar quatro dicas simples, porém muito eficientes, para manter a imunidade alta durante o inverno. Confira!

1. Aumentar o consumo de líquidos

É natural que nos dias mais frios aconteça uma redução no consumo de líquidos. No entanto, apesar dessa ser uma condição normal durante o inverno, é muito importante estar atento e reforçar a hidratação nessa época do ano. Isso porque, além de ter um papel fundamental nas reações químicas que acontecem no organismo, a água contribui para a regulação da temperatura corporal e eliminação de toxinas.

A hidratação também é essencial para a manutenção da fluidez do sangue. Ao ingerir pouco líquido,  comprometemos o transporte de nutrientes e oxigênio, prejudicando a atividade celular. Sendo assim, esse estado de desidratação pode dificultar respostas imunológicas do corpo e reduzir a quantidade de células de defesa responsáveis pelo combate a infecções.

2. Manter uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é importante em qualquer época do ano. Porém, essa questão merece ainda mais atenção no inverno devido ao consumo de alimentos mais pesados e muitas vezes gordurosos que acabam fazendo parte da rotina durante os dias mais frios.

Nesse sentido, é necessário manter uma alimentação variada, com pratos sempre bem coloridos, a fim de garantir a ingestão correta de todos os nutrientes que são essenciais para o organismo. Balancear o consumo de frutas, verduras, legumes, proteínas e oleaginosa e não abusar na ingestão de alimentos ricos em carboidratos e gorduras é a melhor forma de alcançar um equilíbrio saudável para o corpo nesse período.

3. Ter uma rotina de exercícios

O frio é um fator que acaba levando a diminuição na prática de atividade física. Mas apesar de ser mais difícil manter uma rotina de exercícios durante o inverno, é fundamental seguir com os treinos durante esse período. Isso porque essa prática é extremamente benéfica para o sistema imunológico. Além disso, para quem deseja perder os quilinhos extras, fazer exercícios durante o inverno pode ser uma ótima maneira de estimular o metabolismo e potencializar a queima de gordura. 

4. Consumir alimentos pró-imunidade

Inserir alimentos que favorecem a imunidade é outra dica importante para manter em alta as defesas do organismo. Nesse sentido, veja a seguir algumas sugestões de como enriquecer a sua alimentação durante o inverno:

  • Frutas cítricas: consideradas excelentes aliadas do sistema imunológico, as frutas cítricas são ricas em vitamina C, nutriente fundamental para o fortalecimento das células de defesa do corpo. Logo, busque dar preferência para frutas, como laranja, tangerina, kiwi e limão, além de morango, ameixa e goiaba.

  • Aveia: rica em fibras, a aveia é uma das responsáveis por otimizar o sistema imunológico. Além disso, ela ajuda a dar mais energia e melhorar o humor. Por isso, vale a pena incluir esse alimento na alimentação, uma vez que ele também é uma excelente fonte de vitaminas, como zinco, ferro e magnésio. 

  • Mel com própolis: além de ser uma ótima opção para adoçar sucos e chás, o mel possui características antimicrobianas e atua diretamente nas vias respiratórias. Aliado ao própolis, ele conta com soluções antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, sendo ideal para os dias mais frios.

  • Alimentos verde-escuros: primordiais para a formação das células de defesa, os vegetais verde-escuros também ajudam a aumentar a resistência contra infecções. Portanto, incluir mais alimentos, como brócolis, couve e espinafre na rotina do dia a dia é muito importante durante essa época do ano. 

E então, pronto para reforçar a imunidade durante esse inverno? Deixe a sua opinião e nos conte o que achou das dicas do texto de hoje. E caso conheça outras que possam ajudar nessa manutenção das defesas do organismo, compartilhe conosco nos comentários.

Quer receber mais conteúdos?

Quer receber mais conteúdos?